domingo, 24 de maio de 2015

Gastão

O Gastão faz hoje seis anos. Veio para os nossos braços com um mês e três semanas e era um boneco fofo. Hoje está um respeitável serra da estrela grisalho, cheio de charme, Até hoje mordeu em duas pessoas. Dois homens. Um era inocente (o desgraçado do carteiro, que veio trazer-me exemplares do meu livro de poesia), o outro nem tanto, um homem que provoca nele irritação e desconfiança, e eu confio no seu discernimento, mais do que confio em muita gente.
De resto, recebe muito bem os amigos da casa, guarda-a na nossa ausência, joga à bola connosco e com a Bolota (a quem faz, por vezes, a vida negra, como macho Alpha) e é muito decorativo. Quando se põe em pé, com as patas da frente apoiadas no muro, fica da minha altura.
No ano passado o Gastão sofreu a primeira crise de epilepsia (que tenhamos dado conta). Eu assisti às três crises que teve entretanto e não é bom de se ver. Terrível, a sensação de impotência que sentimos, num momento em que mais não podemos fazer do que zelar para que não se magoe e manter a calma. Quando recupera a consciência, não sabe o que aconteceu e ainda bem. O almofariz passou a fazer parte da minha rotina matinal: um comprimido desfeito em pó, misturado na ração. Se tudo correr bem, tão cedo não irá sofrer novas crises. Parabéns, Gastãozola, pelos 6 aninhos! Apesar dos novelos de pelo constantes que tenho de apanhar, varrer, aspirar, és um cão formidável e lindo.  
A estreia no veterinário, 2009

Deixou-se fotografar como estrela de cinema

Ao meu colo, no 1º verão 
Gaston à la table


Com o Hugo, um grande amigo

Com o dono, watching his domains

Para onde é que estão a olhar? Também quero ver!

É verão, bolas, que calooor!

Com a sua amiga Bolota, impedidos de entrar (limpezas em curso, aguarde...)

Na hora da sesta, 2015

2 comentários:

  1. Parabéns para o Gastão que é lindo e tem um olhar meigo...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Vera.
    Só quem vive com um animal é que sabe a maravilha que é ;)
    Também confio muito no instinto deles, que sabem, às vezes bem melhor que nós, reconhecer as personalidades do bicho Homem.
    Parabéns e tudo de bom para Gastão e também para Bolota =)
    bj amg

    ResponderEliminar