quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vento

Logo pela manhã a casa foi invadida pelo assobio do vento, que não deixava que fossem abertas portas nem janelas. O pelo e as orelhas do cão, serra da estrela, esvoaçavam na ventania, do outro lado do vidro. Ele arfava, como sempre. Sempre o calor.
O corpo ainda sonâmbulo, sob a dormência da noitada; o cérebro em estado gasoso, esforçado, o pobre, tentando reunir as partículas.
Uma vizinha telefona, a pedir-me frascos de boca larga para as conservas de figos. Vasculho as prateleiras altas, os frascos empoeirados, saio ao encontro da ventania, rumo ao pinhal. Os cães da aldeia ladram, atordoados pelo rumorejar das ramagens, o rodopio das folhas de eucalipto. Regresso com uma tigela de "marmelada de pêra" e duas caixas de figos caseiros, da horta, acabadinhos de apanhar, antes que o outono os apanhe.
As horas são gastas ao computador, entregues à preguiça do corpo, aos esforços felizes de quem ama o que faz e revê os textos das alunas, gente crescida e talentosa que faz tantos quilómetros para ter sessões de escrita na Casa da Lua.
O fim da tarde evola os derradeiros átomos da minha vontade. Restam apenas forças para reaquecer um jantar, despachar a fome, cumprir com as palavras e deitar-me com um livro do valter hugo mãe.
O temporal morno continua o seu irado discurso, a fazer-se de mau, mas eu mal consigo escutá-lo: é, talvez, o seu lamento a encaminhar-me para um sono profundo feito de ventos que rodopiam, incansavelmente, entre as folhas secas.

À Bé

Roubei a imagem aqui

3 comentários:

  1. "a pedir-me frascos de boca larga para as conservas de figos..."

    amiga, há uma semana atrás e, pedir-te-ia a receita de conservar figos. apenas sei de compotas ou secos (faço ambas as coisas, por sinal...). mas agora as 1ªs chuvas já se anteciparam aos meus propósitos e, portanto, "conservas de figos" só para o ano ... até lá, quero a receita, claro :)

    o teu texto é delicioso. quase o sinto, quase lhe tomo as fragrâncias.

    fica um beijo, Verinha
    Mel

    ResponderEliminar
  2. Querida Mel,

    Dar-te-ia, com muito gosto, a dita receita, mesmo que só a usasses para o ano, mas quem faz a tal conserva de figos é a Bé :) eu sou, para já, apenas leal consumidora :) Regressei a casa com um frasco de conserva e duas caixas de figos frescos, isso sim. E fornevi-a com uma série de fracos vazios, para ela distribuir a sua conserva acabada de fazer. Mas não seja por isso, se um dia aquela alma tiver a caridade de me fornecer a receita, eu prometo que serás a primeira a saber :)

    beijinhos muito doces e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Lindinha

    Claro que vim logo cá "cuscar"...Tudo o que aqui põe é lindo!

    Mas olhe que eu não sei se aquilo é figo em calda ou de conserva....que são conservados na calda, lá isso são!
    Um dia destes mando-lhe a receita por mail.... (para ficar só entre nós e a internet....)
    E se a sua amiga me disser como os seca....é que é a única maneira que eu gosto de figos!

    Até mais figos!

    ResponderEliminar