quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

lendo...

"Porque será que estamos condenados a ser assim tão solitários? Qual a razão de tudo isto? Há tanta, mas tanta gente neste mundo, todos à espera de qualquer coisa uns dos outros, e, contudo, todos irremediavelmente afastados. Porquê? Continuará a Terra a girar unicamente para alimentar a solidão dos homens?
Virei-me de costas sobre a laje de pedra, fitei o céu por cima de mim e pus-me a pensar na quantidade imensa de satélites que naquele preciso momento deviam girar à volta da Terra. No fio do horizonte era ainda possível distinguir uma réstia de luz, e as estrelas começavam a brilhar no céu de um profundo tom púrpura. Procurei com o olhar a luz de um satélite, mas havia demasiada claridade para distinguir fosse o que fosse a olho nú. As estrelas que estavam à vista permaneciam imóveis, cada uma no seu sítio, como se cravadas no céu. Fechei os olhos e prestei atenção para ver se conseguia ouvir os descendentes do Sputnik que continuavam a dar voltas à Terra, tendo como único elo de ligação ao planeta a gravidade. Solitários pedaços de metal que se encontram de repente nas trevas do espaço, cruzam-se no seu caminho e depois separam-se para sempre. Sem trocarem uma palavra, sem fazerem uma promessa."
(excerto de "Sputnik, meu amor", de HARUKI MURAKAMI, 2002)

7 comentários:

  1. Como é possível tantas vozes, tanto ruído, tantos sons circundantes e esta sensação algemada de que não há uma voz que me chame?...

    ResponderEliminar
  2. O triste é que às vezes até as há e somos nós qua andamos cegos e surdos ao chamamento. Acredito que construímos a nossa própria solidão.
    É urgente acordar, empurrar para longe o egoísmo, comunicar realmente com o Outro, em vez de escutarmos apenas as nossas vozes.

    ResponderEliminar
  3. Estou a ler,do Murakami;"Crónica do Pássaro de Corda" e do YuKio Mishima,"O Marinheiro que perdeu as graças do Mar"

    ResponderEliminar
  4. A resposta que Deus tem para a solidão da humanidade está escrita em João 3:16:

    "Pois Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho único para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna."

    ResponderEliminar
  5. É bom que tenhamos um bom amigo, dentro ou fora de nós. Sim, acredito que a Fé possa ser, para muitos, essa voz. Felizmente, há muitos caminhos para combater a solidão e o desamparo.
    Obrigada, Isabel, pelo comentário tão dentro do espírito natalício.

    ResponderEliminar
  6. Feliz Natal, minha doce amiga. Que tenhas no sapatinho tudo o que precisares para ser feliz.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada, querida Isabel, um sapatinho cheio para ti também, que te salve de tristezas e aflições e te dê muitos e bons motivos para sorrir.
    Beijos

    ResponderEliminar