segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Blog versus Redes Sociais

Venho aqui confessar algo que ando para admitir há um tempo. Salvo um ou outro texto inédito, aquelas pequenas prosas espontâneas que aqui venho deixar, não há muita diferença entre isto e o que publicamos no facebook ou no Twitter. Habituámo-nos a partilhar Arte, lugares, recordações e nostalgias, receitas, aquisições, projectos e sonhos, apelos, raivas, indignações (alguns até poemas inéditos), bem como homenagens a terceiros, do foro privado ou figuras públicas, medos, alegrias, dúvidas existenciais, humores vários, inclusive o bom: o bom-humor que, graças a deus, não nos vai faltando e ainda é de graça.
E afinal, para que servirá o blogue, se aqui abaixo há uma aplicação para partilhar aqui e ali, o que faço quase sempre, no facebook, aquela festa onde todos se encontram e que é, afinal, onde me lêem na maioria e deixam comentários?
É isso. Para quê alimentar outra casa?
Tirando esses textos inéditos, o fundo negro, a casa decorada e arrumada como eu bem entender, a morada distinta, que posso divulgar com facilidade, tirando a ilusão de intimidade, de montra "a solo", tirando ser sempre uma janela aberta para o mundo, sem bloqueios, o aspecto atractivo da página privada, a organização das mensagens por calendário e em etiquetas, tirando, ainda, ser um canto só meu, onde me encontram a sós...bom, com tantos "tirando", talvez ainda valha a pena.
Será? Digam-me vocês. A ironia é que, para conseguir alcançar mais leitores, vou agora fazer o quê, adivinham? Pois é, partilhar isto... na minha página oficial do facebook, e também na privada que, oh, ironia!, tem mais reacções.
Era a isto que eu me referia.

4 comentários:

  1. Pois é...Mas no Face, passa tudo muito rápido, se não nos lembramos de quem mandou nunca mais encontramos o que queremos rever...Ou tem de se ir à página de cada um e já são tantos....O Blog parece uma coisa mais íntima, todos podem lêr, mas dá mais trabalho comentar, portanto procuramos só dizer coisas mais nossas.... será?!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Bé, que é das poucas que comenta este blog. Tem toda a razão. Quando estamos habituadas nem dá trabalho, é quase igual. E aqui fica, sim, na casa "arrumadinha" :-) Um grande beijinho, obrigada por aqui vir, desde SEMPRE.

      Eliminar
  2. Vera,

    Eu desisti das redes sociais. O objetivo de divulgar fotografias falha completamente no face; as publicações ficam visíveis alguns segundos, para ficarem rapidamente "enterradas" por imagens de gatinhos, santos, testes que nos dizem quem somos pela velocidade com que clickamos, etc :)

    Assim, caio no anonimato, deixo de existir virtualmente, o que, nos tempos que correm, será quase como deixar a cidade e ir viver numa gruta a meio da montanha... :)

    Voto no blog, portanto! E continuo a seguir este teu espaço...

    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário,

      Gostei tanto de te saber "aí" e do teu comentário! Tiveste graça e não podia estar mais de acordo contigo. Só tendo uma página oficial com promoção (paga) é possível chegar a mais pessoas, mas o preço não é barato, para as contrapartidas. Já tinha reparado que desapareceste, nunca mais te "encontrei". São sem dúvida universos muito diferentes. Dois "públicos" distintos.

      É muito bom saber que vocês estão aí, do outro lado, ainda que em silêncio. Só por isso valeu a pena esta mensagem e ainda vale a pena manter o blog...bem hajam.

      Beijos!E OBRIGADA :-)

      Eliminar