quinta-feira, 21 de maio de 2009

Declaração Electrónica. Grrrrr...!

Uma das coisas que mais me irrita é preencher a declaração electrónica de IRS. Nunca consigo submeter o Mod.3 e os anexos B e H à primeira. NUNCA. Acabo sempre por entregar os malditos modelos à última hora, em estado de desespero de quem, finalmente, sobreviveu a mais um ano fiscal, sem uma crise nervosa e sem ter assassinado ninguém. É que vontade não falta.
Como trabalhadora liberal a recibos verdes, sou obrigada a preencher os cinquenta mil quadros com os números de contribuinte das várias entidades com quem trabalhei no ano em questão, as respectivas retenções, as despesas, os "sim" e os "não" às mil perguntas que me fazem e, no fim, há sempre não-sei-quantos erros que me escaparam. Ingenuamente, vou gravando, como é indicado; só que, quando pretendo aceder ao que já fiz, está ilegível, cheio de quadradinhos em qualquer programa que escolha! Haverá algo de mais irritante?
Esta tarde, quando finalmente consegui que a declaração não contivesse nenhum erro, tentei "submeter", aliviada e feliz, e eis que surge a mensagem: "tempo expirado. Faça login novamente".
É de deixar uma pessoa maluca.
Como é que querem que seja criativa? É isto que tenho para regurgitar hoje. Perdoem-me.

2 comentários:

  1. Ola madrasta! =D
    Olha sabes uma coisa!!!? em relacao á declaracao do IRS!??
    ja me ensinaram a fazer! e n é nada dificil
    é só um pouco confuso por causa dos artigos!!!! xD
    kando quiseres eu faco te a declaracao pode ser???? xD
    Beijokas
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Olá, bem-vinda! Não estás a ver o que é ter não sei quantos "patrões" ao longo do ano, provavelmente tiveste acesso a um caso simples, de trabalho estável, não? De qualquer forma, este ano estou despachada, agora só na primavera de 2010, graças a Deus! Obrigada, beijos!

    ResponderEliminar