quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vidro


Recentemente, revelaram-me algo curioso no que respeita ao vidro, que conhecemos tão bem. Ou melhor, julgamos conhecer, de tal forma se tornou banal no nosso dia a dia. Já mal olhamos para ele e muito menos paramos para pensar no que é o vidro.
Pasmem: o vidro é líquido.
Wikipédia: "O vidro é uma substância inorgânica, homogénea e amorfa, obtida através do arrefecimento de uma massa líquida à base de sílica. "
Irão dizer-me: sim, é um líquido, enquanto está a mil e tal graus, depois arrefece, endurece e assume o estado sólido! Certo? Errado. Parece sólido mas, na verdade, vai derretendo num processo muitíssimo lento. Pelo menos, é o que defendem muitos estudiosos. Por essa razão encontramos, por exemplo, copos antigos cuja base do cálice é mais espessa do que os bordos e vemos deformações nos vitrais ou nas rosáceas de uma catedral, num palácio ou noutros monumentos centenários, que nos oferecem imagens distorcidas: nesses casos, o processo de derretimento já começou, pois as partículas vão-se desprendendo e chorando lágrimas de vidro que, atraídas pela gravidade, escorrem em direcção ao centro da Terra.

Se sobreviver aos homens, ao tempo e a tudo o que violenta a sua imensa fragilidade, pode acabar por derreter por completo e, para isso acontecer, precisa de cerca de quatro mil anos! Como dizia o saudoso Pessa: e esta, hein?

1 comentário:

  1. É de facto impressionate o mundo do vidro. Se já estiveste em Murano, por certo recordarás o imenso talento do homem colocado na transformação do vidro! (a silica liquida) Se não estiveste, aproveita e vai lá um dia destes. Para além do vidro, tens evidentemente, uma das mais lindas e curiosas cidades para ver: Veneza.
    Bjs

    ResponderEliminar