terça-feira, 5 de maio de 2009

A pausa


Este é um fim de tarde indecentemente perfeito. O céu, de um azul imaculado, paira sobre a paisagem a transbordar de verde. A vinha multiplicou as suas ramadas, as flores rebentam com botões que se multiplicam a cada semana, deixando-me os vasos de sardinheiras e petúnias recheados de cores berrantes. O ar morno e levemente perfumado obriga-me a ir buscar a rede brasileira e a escutar os pássaros que celebram a primavera. Os cães ladram ao longe, a vizinha, de enxada na mão, revolve a terra, acenando de vez em quando ao marido, que, à distância, desbrava a verdura selvagem com o tractor vermelho. A poente, os últimos raios de sol espreitam por entre as agulhas dos pinheiros e da folhagem dos eucaliptos, penetrando a minha sala com agulhas de ouro, que se estendem pelos móveis e livros, mergulhando os objectos num lago de luz e sombra.
Regresso ao trabalho de revisão de texto e tradução, deixando desconcertados os meus olhos que, frente ao computador, não conseguem entender porque abandono eu a bela paisagem, para os lançar sobre o teclado do computador. Que caprichosos são os meus olhos...

4 comentários:

  1. Que tranquilidade! Seja ela verdadeira ou imaginada, apetece ficar sentado, recostado a contemplar e ver ou ouvir descrições assim.

    ResponderEliminar
  2. Caro leitor, Tanto a foto como o texto são reais. Bem dizem que a ficção nada mais é do que a imitação da realidade, ou poder-se-ia dizer que, neste caso, a Vida superou a Arte! É a minha casa. É a paisagem que me rodeia. É uma sorte. Obrigada por enriquecer este blog com as suas visitas e o seu contributo! Com amizade, Vera

    ResponderEliminar
  3. Também eu me pergunto, por que razão não abandono o computador, trocando-o pelo conforto de um dia primaveril e de paisagem calma e doce! Porém, cada vez me sinto mais sufocada de papéis por terminar de preencher/fazer...Ai se apanho cá um tempinho só para mim! Adoro ser professora, mas ando exausta...já nem durmo! Levanto-me de madrugada para o Computador!

    ResponderEliminar
  4. Pois, estou a ver que sim, Isabel, pela hora a que nos escreve... 6.35??? Dias mais tranquilos, é o que lhe desejo!

    ResponderEliminar