terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Thoreau


Terminei hoje a leitura de "Walden ou a Vida nos Bosques". Deixo aqui alguns excertos, para que se deslumbrem comigo. É sabido que procuramos, afinal, aquilo que já vive dentro de nós. Estes foram alguns dos reflexos que encontrei com a minha própria imagem, neste lago de Thoreau: nada que nos faça mudar de ideias; apenas aquilo que já sabíamos e sentíamos, sem o saber dizer por palavras. É onde moram as nossa esperanças e estas palavras simbolizam a sua morada.

"Basta uma simples chuva suave para que a erva fique muitos tons mais verde. Assim se iluminam as nossas perspectivas sob o influxo de melhores pensamentos. Seríamos abençoados se vivêssemos sempre no presente e lucrássemos com tudo o que nos acontece, como a relva que reconhece a influência do mais leve orvalho que a molha; se não desperdiçássemos o nosso tempo expiando pela perda de oportunidades passadas, julgando cumprir o nosso dever. Demoramo-nos no Inverno quando já é Primavera."

"Com a minha experiência aprendi pelo menos isto: se uma pessoa avançar confiantemente na direcção dos seus sonhos, se se esforçar por viver a vida que imaginou, há-de deparar com um êxito inesperado nas horas rotineiras. Há-de deixar para trás uma porção de coisas e atravessar uma fronteira invisível; leis novas, universais e mais abertas começarão por se estabelecer em redor e dentro dela; ou então as leis velhas hão-de ser expandidas e interpretadas a seu favor num sentido mais liberal, e ela há-de viver com a equiescência de uma ordem superior de seres. À medida que ela simplificar a sua vida, as leis do universo hão-de parecer menos complexas, a solidão deixará de ser solidão, a pobreza deixará de ser pobreza, a fraqueza deixará de ser fraqueza. Se construístes castelo no ar, não terá sido em vão esse vosso trabalho; porque eles estão onde deviam estar. Agora, por baixo, colocai os alicerces."

"Se um homem não acerta o passo com os seus companheiros é porque talvez oiça um tambor diferente (...). Deixai-o marchar conforme a música que ouvir, ainda que lenta e distante."

"Nenhum aspecto que possamos dar a um assunto nos trará por fim tanto proveito como a verdade. Só ela assenta bem. Porque na maioria dos casos não estamos onde estamos mas numa posição falsa. Devido a um desvio da nossa natureza, imaginamos uma situação e colocamo-nos dentro dela, e logo estamos em duas situações ao mesmo tempo, tornando-se duplamente difícil sair delas. Em momentos de lucidez encaramos simplesmente os factos, a situação que de facto existe. Dizei o que tendes a dizer, e não o que deveis dizer. Qualquer verdade é melhor que o fingimento."

"Por mais medíocre que seja a nossa vida, enfrentai-a e vivei-a; não a eviteis nem a injurieis. Ela não é tão aborrecida como vós o sois."

"Quem busca defeitos em tudo encontrará defeitos até no paraíso."

"A luz que ofusca os nossos olhos é escuridão para nós. Só amanhece o dia para o qual estamos acordados. Mais dia está por raiar. O sol não passa de uma estrela matutina."

Sem comentários:

Enviar um comentário