Na 2ª sessão de Escrita Criativa com a Patrícia Reis, tivemos dez minutos para escrever a história da Lebre e da Tartaruga...sem utilizar a letra "U". Julgam que é fácil? Bom, pior seria sem a letra "A", mas mesmo assim há uma palavra que faz uma falta terrível.
Tive dois erros, sem direito a chocolate. Vejam lá se dão com eles :)
"Era a vez da história sobre a lebre e o cágado postos na linha de partida para achar o vencedor.
Esta narradora encontra-se em estado de terrível aflicção por saber-se proibida de escrever a vogal do fim das cinco vogais, tornando impossível este exercício!
Lá estão eles, a lebre e o cágado, e não passo disto. Eles na grelha de partida, sem poder arrancar, sem paciência, receando já não sair do mesmo sítio...enfim, o disparo! Lá vão os dois. O mais veloz deixa o rasto de poeira para o réptil? Anfíbio? comer, e desaparece no horizonte. O cágado, coitado, arrasta-se com vagar e avança devagar...mas avança, a defender o ditado que protege e explica a meta dos mais vagarosos.
Bem adiante, perto do maior dos chaparros, a lebre pára para coçar a orelha direita e dormir a sesta merecida. Acorda e constata que o cágado vem a chegar e, espantada, dá novos saltos e corridas, mas tropeça, cai e parte a pata direita da frente. Chorosa, deixa-se ficar, lamentando o azar que teve.
Entretanto o cágado chega e vence, na glória dos lentos!
Pedro escreveu: "Foi delirante! Aliás, estas manhãs de sábado foram extraordinárias! Grande grupo e grande Patrícia :) Beijos, Vera. Boa semana!"
ResponderEliminarAAAA, UUUUUU, ... Foi bem divertido... Sai de lá e só me apetecia escrever... Passei ao lado do Tejo e só me vinham palavras e textos à cabeça... Pena não ter ali um gravador, tão bom! Quantos dias faltam para sábado? Bjocas
ResponderEliminarQue bom, Margarida, sei que a Patrícia vai gostar muito de saber disso, afinal, é o que se pretende: escrever! Boa escrita e toca a agarrar as ideias! Beijinhos
ResponderEliminarExcelente ideia! vou experimentar com os alunos. Será que os mais pequenos também conseguem?
ResponderEliminarLi o teu texto várias vezes e ou estou muito cansada...ou não percebo onde estão os 2 erros! Era suposto não usar a letra u, certo? Eu cá não vejo nenhum U...
É, não é? Também achámos. E foi muito divertido :) Não encontra...mas estão lá! Dois! Tem de procurar melhor, tipo "Onde está o Wally?": depois de sabermos, torna-se evidente! :)
ResponderEliminarAflicção está mal escrito! Mas pensava que o erro seria usar a letra U. Por isso, não liguei ao resto. Logo, volto para descobrir o outro e para te contar como correu a experiência com o meu 5ºA...Vou tentar agora.
ResponderEliminarO outro erro é come, certo? Deveria ser...corre!
ResponderEliminarHá dias em que o desânimo não me deixa ver nada, procurava a letra U...quando afinal, o erro era outro!
Beijinhos.
Isto anda mesmo mal, cá para os meus lados! Mostrei o teu texto aos meus alunos que logo exclamaram:
ResponderEliminar-Já descobri! É o que...
E eu que não via!
Beijinhos Vera. Muito obrigada, tens-me ajudado tanto!
Neste momento...pessoalmente instável...os alunos e os blogues amigos é que me valem.