domingo, 16 de janeiro de 2011

Sem a letra "U"

Na 2ª sessão de Escrita Criativa com a Patrícia Reis, tivemos dez minutos para escrever a história da Lebre e da Tartaruga...sem utilizar a letra "U". Julgam que é fácil? Bom, pior seria sem a letra "A", mas mesmo assim há uma palavra que faz uma falta terrível.
Tive dois erros, sem direito a chocolate. Vejam lá se dão com eles :)

"Era a vez da história sobre a lebre e o cágado postos na linha de partida para achar o vencedor.
Esta narradora encontra-se em estado de terrível aflicção por saber-se proibida de escrever a vogal do fim das cinco vogais, tornando impossível este exercício!
Lá estão eles, a lebre e o cágado, e não passo disto. Eles na grelha de partida, sem poder arrancar, sem paciência, receando já não sair do mesmo sítio...enfim, o disparo! Lá vão os dois. O mais veloz deixa o rasto de poeira para o réptil? Anfíbio? comer, e desaparece no horizonte. O cágado, coitado, arrasta-se com vagar e avança devagar...mas avança, a defender o ditado que protege e explica a meta dos mais vagarosos.
Bem adiante, perto do maior dos chaparros, a lebre pára para coçar a orelha direita e dormir a sesta merecida. Acorda e constata que o cágado vem a chegar e, espantada, dá novos saltos e corridas, mas tropeça, cai e parte a pata direita da frente. Chorosa, deixa-se ficar, lamentando o azar que teve.
Entretanto o cágado chega e vence, na glória dos lentos!

8 comentários:

  1. Pedro escreveu: "Foi delirante! Aliás, estas manhãs de sábado foram extraordinárias! Grande grupo e grande Patrícia :) Beijos, Vera. Boa semana!"

    ResponderEliminar
  2. AAAA, UUUUUU, ... Foi bem divertido... Sai de lá e só me apetecia escrever... Passei ao lado do Tejo e só me vinham palavras e textos à cabeça... Pena não ter ali um gravador, tão bom! Quantos dias faltam para sábado? Bjocas

    ResponderEliminar
  3. Que bom, Margarida, sei que a Patrícia vai gostar muito de saber disso, afinal, é o que se pretende: escrever! Boa escrita e toca a agarrar as ideias! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Excelente ideia! vou experimentar com os alunos. Será que os mais pequenos também conseguem?
    Li o teu texto várias vezes e ou estou muito cansada...ou não percebo onde estão os 2 erros! Era suposto não usar a letra u, certo? Eu cá não vejo nenhum U...

    ResponderEliminar
  5. É, não é? Também achámos. E foi muito divertido :) Não encontra...mas estão lá! Dois! Tem de procurar melhor, tipo "Onde está o Wally?": depois de sabermos, torna-se evidente! :)

    ResponderEliminar
  6. Aflicção está mal escrito! Mas pensava que o erro seria usar a letra U. Por isso, não liguei ao resto. Logo, volto para descobrir o outro e para te contar como correu a experiência com o meu 5ºA...Vou tentar agora.

    ResponderEliminar
  7. O outro erro é come, certo? Deveria ser...corre!
    Há dias em que o desânimo não me deixa ver nada, procurava a letra U...quando afinal, o erro era outro!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Isto anda mesmo mal, cá para os meus lados! Mostrei o teu texto aos meus alunos que logo exclamaram:
    -Já descobri! É o que...
    E eu que não via!
    Beijinhos Vera. Muito obrigada, tens-me ajudado tanto!
    Neste momento...pessoalmente instável...os alunos e os blogues amigos é que me valem.

    ResponderEliminar