domingo, 4 de novembro de 2012

Dédalo

                                                                                            Jacek Yerka

Dédalo
É agora, ébria de mim
O momento de ser eu
Sem erro nem desvio
Sem destilar
                 a
                     minha
                             dor

Ser eu, mais ninguém
A morder a mágoa de mim mesma
Sem cinto nem travão
No impulso etéreo
Que me
            leve
                aonde
                        for

É agora que choro, sem crosta nem escudo
Que verei quem se encontra
                                                 em
                                                    mim

Onde estou eu, quando me revelo?
Por onde vai o meu ser verdadeiro?
Sem firmeza, sem crença
Denúncia ou enleio
Para onde vou,
                        enquanto
                                  caio?

Um cintilar diminuto, entre o brilho das estrelas
Sombra, suspiro, um encolher de ombros
Que me apaga
Onde estou eu quando entro em mim?
Porque me apago, se
                                de
                                    mim
                                          saio?

Pudera eu iluminar-me
Sair do dédalo que inventei
Por onde sempre andei
E mais
          e
          mais
                 desconheço

Ainda sou
Um desperdício dilatando-se
Um lamento demorado
No exterior das minhas sobras
Se vivo na réstia das noites
Para onde vou,
                      quando
                                a
                                  dor
                                     meço?

Amanhã irei negar
O pranto dos meus versos
Nas palavras embriagadas
Na tontura de quem se perde
Na lonjura 
               do 
                  que é 
                         perto

Sou eu, ninguém
A minha própria tortura
O reflexo da vergonha
Escrito em letras de pó
Revelação oculta, suspensa
Em paredes
                  de
                      ab
                          sinto

Até ao dia em que saiba dar comigo
Até ao dia em que
Eu seja quem sabe aonde vai
Quem tem a sua senda
Mas hoje
Neste hoje eterno
Mais não sou
                    que
                       labirinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário