segunda-feira, 6 de julho de 2009

Cesto de papéis I

Digo adeus a estes parágrafos que escrevi:

"À sombra das bétulas, entre a Flor d’Água e a Floresta de Lapsus, crescem agáricos vermelhos e brancos: os círculos pequenos dão provas da presença de seres diáfanos, onde elfos carecas organizam os seus festins.O espírito de circula no ar, em ameaça. Libitum passeia-se com cautela no âmago da floresta: quer ver, sem ser visto, pois os faunos são impopulares junto dos ilhéus. Os cascos fendidos de bode fazem estalar os ramos de sabugueiro. Uma mãe mais atenta, que se afastou do grupo com a filha de quinze anos, vislumbra um chifre retorcido por entre a folhagem. Sente nas narinas um vago aroma de vinho."

"(versos) que falavam da alma das flores, da luz, de amor e união. Nessas semanas, no canto inferior esquerdo da primeira página, lia-se um pensamento profundo, que mais não era do que uma chamada de atenção, um memorando que pretendia tocar a consciência dos insulanos durante as viagens de M. para que eles se dedicassem a meditar um pouco nas coisas positivas, tornando-se mais fortes e confiantes. O feiticeiro sabia que a inteligência deles se rebelava à primeira oportunidade: bastava abandonar o seu jardim, que logo as ideias agrestes despontariam, cercando os cantos"

4 comentários:

  1. Vera:
    continuas na fase negra?
    Cesto dos papéis? Será o que penso? Deitaste fora, coisas que escreveste?
    Que pelo menos, sintas renovada a luz que orienta a tua escrita.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel,
    Não veja a coisa como uma fase negra. Um cesto de papéis é algo de muito digno. Houve alguém que disse até que um escritor se mede por aquilo que deita fora. Cada tesourada serve para melhorá-lo. Como num filme, com as chamadas "deleted scenes", o realizador deita fora cenas que até lhe podem ser muito queridas, mas que, não acrescentando nada à história, estão a mais. Obrigada pela angústia, mas não há razão para isso! Ainda tenho muito para cortar e acredito que, no final, o livro vai ganhar com isso. Beijinhos para si, Vera

    ResponderEliminar
  3. Que bom! Vera, vou para Maiorca dia 14, nem acredito!
    Beijinhos e boa escrita.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Isabel! Fico feliz por si. Se não nos "falarmos" entretanto, boas férias! Já lá estive e é excelente para fazer compras! Beijinhos.

    ResponderEliminar