quinta-feira, 14 de outubro de 2010

João Delgado Godinho

Uma grande amiga proporcionou-me uma tarde e noite bem passadas, por ocasião do lançamento do livro de um amigo comum. É bom conhecer almas novas, trocar sorrisos e abraços, conversar, saber de outras vidas, com um copo de porto numa mão e um livro de versos na outra. Obrigada, Rosarinho, por me raptares da minha toca, parabéns, João, por este livro tão sincero, aconchegado pelo amor e pelo mar.
Foi-se o momento, ficam os versos:

"Eu queria ter a certeza
De que o pensar me faz doente
Que é antinatural pensar
Queria olhar as coisas
E ver somente as coisas
Como os velhos da minha terra
Que vêem no mar só o mar.

Quando passo pelas montras da cidade
Olho para dentro como as crianças.
Desejo as coisas como elas.
Se forem bolos lambo os beiços.
Estou sempre à espera de uma senhora
Que baixando-se à minha altura de homem
Veja em mim um menino
E me compre um bolo.
Se isto acontecer algum dia
Hei-de sorrir como um menino
Hei-de agradecer com os olhos
Hei-de correr pelas ruas
Esquecido do meu bolo.

Eu queria pensar sem comparar...

Quando estiver cansado deito-me
Onde me apetece deitar."
(JOÃO DELGADO GODINHO, in "Em Solidão Cresce Este Mar Azul", Terramar, 2010)

2 comentários:

  1. João Delgado Godinho15 de outubro de 2010 às 08:27

    O que esperamos de um amigo não são coisas, o que esperamos de um amigo é calor. afecto. entendimento. lucidez.verdade._____________
    Tudo o que de nós ressalta do eu que até em nós se esconde.por isso esperamos do amigo compreensão e coragem para nos despertar para a realidade.
    Minha amiga Vera vejo-a assim e vejo a razão da sua escolha do poema "Eu queria ter a certeza"
    Muito grato por esta entrada no seu Blog.

    ResponderEliminar
  2. Querida Vera...linda homenagem ao João. Tão merecida. Bem gostaria de ser mais como tu:))
    E n tens nada a agradecer-me, já sabes... Eu é que te agradeço e faço minhas as palavras de apreço que gentilmente dedicas ao poeta João Godinho. Também adoro aquele poema:). beijinhos!

    ResponderEliminar