quarta-feira, 25 de julho de 2012

Obrigada!

Meus queridos escritores,
que andam comigo desde que aprendi a ler - primeiro a ver só os bonecos e a tentar ler as legendas, depois a ler textos pequeninos de letras gordas, para não maçar, até ver chegado o dia de sentir pena, ao terminar e fechar um livro de 600 páginas de letra miúda.

Hoje, em que se celebra o DIA DO ESCRITOR, tenho de vos gritar:

OBRIGADA!

Obrigada por me fazerem companhia no passar das estações
Obrigada por me fazerem rir, sorrir, chorar, pensar, sofrer, angustiar, crescer...
Obrigada por tudo o que me ensinam
Obrigada por todas as aventuras
Obrigada por tantas vezes me protegerem do ruído e fealdade do mundo
Obrigada por tantas vezes me fazerem descobrir o ruído e a fealdade do mundo
Obrigada por me ajudarem a entender o fascínio e a beleza de lugares aonde nunca fui
Obrigada pelos cheiros, sabores, ideias, texturas, cenários, sons, que eu descubro convosco
Obrigada pelos vossos versos e lugares, pelos vossas histórias, personagens e épocas inesquecíveis
Obrigada por tornarem o meu mundo pequenino num universo onde tudo é possível, estando deitada ou sentada na minha casa, numa sala de espera, numa paragem de autocarro, num jardim, numa esplanada, no automóvel ou à beira-mar.
Obrigada!

Aqui deixo uma amostra de alguns escritores que mais marcaram a minha vida até hoje.

HANS CHRISTIAN ANDRESEN 
AGATHA CHRISTIE


ENID BLYTTON

EÇA DE QUEIROZ




  
GUSTAVE FLAUBERT


FERNANDO PESSOA


CARLOS RUÍZ ZAFÓN
JOANNE HARRYS


SOPHIA DE MELLO BREYNER
  
VIRGINIA WOOLF

GABRIEL GARCIA MARQUEZ

ISABEL ALLENDE
MIA COUTO

ALAIN DE BOTTON (filósofo e ensaísta)
JOSÉ LUÍS PEIXOTO
JOSÉ SARAMAGO







1 comentário:

  1. Que boas referências, Vera. Conheço poucos deles, para ser sincera (claro que de nome conheço todos...) Mas o real gosto pela leitura já me bateu à porta e deixei-o entrar para sempre. É um amor recente, mas tem sido uma viagem muito Boa. Espero cruzar-me como estes reconhecidos escritores nos próximos tempos...
    Obrigada.
    JoanaMF

    ResponderEliminar