domingo, 18 de abril de 2010

Houdini

Temos dois cães, o Gastão (um Serra da Estrela) e o Chico (um podengo médio de pelo comprido). O Chico passa a vida a fugir de casa, para ir laurear a pevide. Não me perguntem como, se o deixamos preso à corrente, para evitar que salte o muro nas partes mais baixas, que ainda não têm cerca. Eu vou fazer a minha caminhada e, quando chego, ele não está lá: das duas, uma: ou descubro a longa corrente pendurada sobre o muro, com a patilha de segurança bem fechada (mas sem o Chico na ponta, no terreno do vizinho, como ele costuma fazer) ou, requintes da sua arte canina, deixa-me, de presente, além da longa corrente, também a coleira fechada, no nível máximo, no buraco mais apertado. Ganhámos o hábito de o soltar com cuidado e deixar aceder ao pátio de baixo, também murado, em cuja parte mais vulnerável já pusémos uma cerca bem alta: ele desce as escadas de pedra, todo contente, e nós ali ficamos, de guarda, pois não tem como sair sem passar por nós. Assim que sobe as escadas,agarramo-lo pela coleira e vai direitinho para casa.
Desde ontem, quando concluí que já não bastava deixá-lo preso cá fora, passei a fechá-lo em casa. Fica a ladrar e a uivar que nem um cão, pois aí não tem mesmo como fugir. Hoje, quando cheguei, ouvi-o ganir e arranhar uma porta. Tinha-se fechado na casa de banho pequena, com uma qualquer patada mal calculada, que fez com que a porta se fechasse. Para o consolar daquela prisão de 40 minutos, deixei-o sair ao pátio de baixo, no esquema que já descrevi, que funciona há vários meses. Fiquei junto da escada e, como ele nunca mais voltasse, desci para o chamar. Não estava lá. Ao fim de um quarto de hora, apanhei-o, já nos limites da aldeia, e só porque se encurralou sem querer junto a um portão. A-ah, apanhei-te! Exclamei eu, aliviada com a captura. Ele olhou para mim como se sorrisse e dissesse, Sim, apanhaste-me, porque eu deixei, mas assim que me apetecer, volto a pirar-me. Tens dúvidas?
Eu acho que o Houdini incorporou este nosso cão.

Sem comentários:

Enviar um comentário