quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Agustina

«Eu não me levo muito a sério. É a melhor maneira de viver. Aquele que se leva a sério está sempre numa situação de inferioridade perante a vida.»
Deve ter toda a razão. E nós estamos sempre a esquecer-nos dos seus conselhos sábios. Diz que é muito conhecida e pouco lida. Acho que, mais uma vez, tem razão. Dizemos "Agustina" e não é preciso acrescentar mais nada. Todos sabem quem é, tem artigo antes do nome, sempre, é A Agustina, apesar de ser dona de um apelido marcante - Bessa-Luís - Agustina Bessa-Luís é todo um nome literário, aconchegado em palavras, gerações, famílias, lugares nortenhos e personagens, escritos e descritos em letra miudinha, a construir e a contar esta enorme mulher pequena. 
Parabéns, Agustina, pelos seus 93 anos.

4 comentários:

  1. O meu professor de Literatura Portuguesa gostava tanto dessa poeta e não poetiza, que uma vez tivemos de fazer um trabalho sobre ela.
    Com o tempo, passei a gostar também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma obra fácil, não, mas a Agustina é até mais conhecida pela sua prosa. Quanto à coisa do ser poeta/poetisa (com "s", não com "z"), sempre encontrei nas gramáticas a palavra "poetisa" como feminino de "poeta", pelo que nunca me aliei a esta moda recente, que surgiu desde a morte de Sophia, em 2004, pois ela preferia usar esse termo. A título de curiosidade, aqui está o link do ciberdúvidas que ilustra a minha opinião. Beijinho, Beatriz! : https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/poeta-ou-poetisa/13063

      Eliminar
  2. Acrescento, Beatriz, que Agustina Bessa Luís classifica Florbela Espanca de "grande poetisa" na monografia que escreveu sobre ela.

    ResponderEliminar
  3. Também festejo contigo os 93 anos da Agustina. Lê-la é um prazer imenso.
    Um beijo.

    ResponderEliminar