quinta-feira, 18 de julho de 2013

A ferros

Já vai sendo tradição partilhar convosco, anualmente, o ódio profundo que nutro pelo ferro de engomar.
É das obrigações mais idiotas que alguma vez foram inventadas pela sociedade.
O tempo que se perde...! As horas infindáveis realizando gestos fúteis, alisando tecidos, neutralizando pregas e vincos, enquanto temos a noção perfeita de serem esses gestos anulados em pouco tempo, assim que a peça de roupa  ou de cama sai do armário: basta encostar a camisa às costas de uma cadeira, sentarmo-nos, arregaçar as mangas, enfim, basta que a malta se mexa.
Exaspera-me nunca ver o fim ao cesto, desperdiçar um tão elevado número de horas a alisar algodões. É algo muito estúpido. No entanto, não podemos escusar-nos a engomar, temos, de forma generalizada, uma aversão inexplicável a pregas e vincos involuntários; precisamos de sentir a lisura das coisas, para bem do tacto e dos nossos olhos caprichosos.
Ah, como me irrita aquele momento em que a peça, quase-quase pronta, se deixa arrepanhar pelo ferro e fica com uma série de novas pregas feitas a quente, ainda mais difíceis de tirar! Ou quando descobrimos, na peça já pronta, uma nódoa que nos escapou! Nesse caso, então, fica a certeza de termos deitado pela janela minutos preciosos da nossa vida que nunca mais irão voltar. 
Sim, já sei, há quem goste. Nunca hei-de compreender como é isso possível.
Engomar deveria estar no Top 10 das Formas de Desperdiçar o Tempo. E sentir-me-ia-me tentada a dar-lhe o 1º lugar, não fosse o prazer que sinto ao deitar-me em lençois de linho acabados de engomar. Não fosse isso, iam ver...

4 comentários:

  1. Muito bom, embora me inclua no grupo dos que gostam de engomar! Aliás, de todas as tarefas domésticas esta é a única que faço com gosto. Não me peçam para aspirar com um sorriso nos lábios, não me venham falar do aspirador XPTO, cheio de água dessalinizada, nem da desinfecção das louças sanitárias, que refulgem com o novo detergente tensoactivo com aroma a pinheiros selvagens da Noruega. Agora, uma camisa de folhos ou umas calças com vinco... isso é que é desafio!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Ahahaha!! Obrigada por enriqueceres este post com o teu comentário, Maria! :) Hás-de dar-me a tua morada, que eu tenho sempre um cesto à disposição e entrego-to com todo o prazer! Às 5ªas feiras, está bom para ti? hihihi... beijos :)

    ResponderEliminar
  3. Eu odeio tratar da roupa! Nem é só o ferro!

    ResponderEliminar
  4. Eu odeio tratar da roupa, já nem é só passar a ferro!

    ResponderEliminar