quarta-feira, 11 de março de 2009

Adivinhas I e II

ADIVINHA I

O meu corpo é moreno
Mas jamais encontra o sol
Estendo sobre meia terra
Um gigantesco lençol

As crianças, quando chego,
Fazem o seu ar tristonho
Está na hora de ir dormir
E aconchegar-lhes os sonhos

Nunca me sinto sozinha
Pois a companhia é rara
Infinitas são as estrelas
Que me salpicam a cara

Tão contrários são os dias
À minha própria existência
Sonham tantos junto a mim
A aliviar consciências.

(VERA DE VILHENA, "Quem sou eu?")

ADIVINHA II

Tenho um cheiro adocicado
E nunca ando sozinho
Logo atrás de mim vem outro
Se for bom ainda é pouco

As avós gostam de mim
E os netos mais ainda
Com açúcar e farinha
Poucos ovos, margarina

Tenho um número no meu nome
E os aplausos pedem bis
Se ainda não adivinharam
É porque o destino não quis.

(VERA DE VILHENA, "Quem sou eu?")

3 comentários:

  1. resposta à adivinha I: Noite,
    " " II: Biscoito, certo?

    ResponderEliminar
  2. Certo, parabéns, Sr. Anónimo! Agora todos ficaram a saber e, ao relerem essas adivinhas, vão pensar: "aaaah, claro!". Depois de sabermos a resposta, parece óbvio.Restam as outras adivinhas. Ora pensem lá um pouco, puxem pela cabeça.

    ResponderEliminar