quinta-feira, 12 de março de 2009

Adivinhas III e IV

ADIVINHA III

Tenho o nome de um bicho
Mas sei que bicho não sou
E um rabo bem comprido
Que um qualquer senhor me pôs

Eu não sou bailarina
Mas danço o dia inteiro
Tenho umbigo vermelho
E custo algum dinheiro

Passo o dia no tapete
Mas juro, não sou gato
Nem sequer cão sonolento
Nem vassoura, nem sapato

Se já sabem quem sou eu
Não digam a ninguém
Calados como o bicho

Que esta expressão contém.
(VERA DE VILHENA, "Quem sou eu?")

ADIVINHA IV

Sou como um lampião
E cheia sem alimento
Tenho quarto, mas não durmo
Sou peça do firmamento

Já me pisaram o rosto
Vieram no Deus da Luz
Número onze, e Diana
Minha irmã, que vos seduz

Sempre que há casamento
O fel é meu inimigo
Há doçura na viagem
O que acontece, não digo

As marés deixam-se ir
Sob minha influência
Sou amada por poetas
Mas também pela ciência.

(VERA DE VILHENA, "Quem sou eu?")

2 comentários:

  1. Acertou! Ver pistas: (lua) cheia sem alimento; tenho quarto (crescente); vieram no Deus da Luz (Apolo) número onze (Apolo 11) e Diana, minha irmã (Diana, Deusa do Amor, irmã de Apolo); sempre que há casamento (...): lua de mel, é claro! Parabéns! Bem dizia a Isabel que não ia desistir!

    ResponderEliminar