segunda-feira, 28 de junho de 2010

Prémio de ilustração

"O livro distinguido pela medalha Kate Greenaway de 2010 intitula-se Samuel e Saltitão (Harry and Hopper), e é a única das sete obras da ilustradora publicada em Portugal, pela Editorial Caminho.
O livro retrata o modo como um rapaz, Samuel, lida com a morte súbita do seu cão, Saltitão.
«Em Samuel e Saltitão, Freya Blackwood prima pelo uso da cor suave, da perspectiva, do espaço exterior e interior, para abordar de forma poderosa o relacionamento pai-filho e a morte de um animal de estimação muito amado», disse Margaret Pemberton, presidente do júri que na quinta-feira atribui o galardão.
Para a presidente do júri, o livro aborda um tema delicado para as crianças que é «tratado com grande mestria, e as emoções de Samuel e as suas recordações de Saltitão são expressas visualmente com grande eficácia».
O prémio agora atribuído foi instituído no Reino Unido em 1955 em honra de Kate Greenaway, ilustradora infantil do século XIX, e é entregue anualmente a um livro «notável do ponto de vista da ilustração para crianças».
Freya Blackwood nasceu em Edimburgo (Escócia) em 1975, mas cresceu no estado australiano da Nova Gales do Sul, na cidade de Orange, onde reside."
(artigo retirado do Jornal "SOL", 25 Junho)

Sem comentários:

Enviar um comentário