segunda-feira, 6 de abril de 2009

João Aguiar: Navegador Solitário

O meu filho de 13 anos, que além dos Harry Potters e das crónicas de Ricardo Araújo Pereira pouco mais leu por sua livre iniciativa, chegou-se no outro dia ao pé de mim e perguntou:
- Ò mãe, já ouviste falar de um livro chamado "Navegador Solitário?".
Abrindo muito os olhos, sorrindo imediatamente a seguir, exclamei:
- Se eu já ouvir falar do Navegador Solitário? Ò Hugo, esse é só um dos livros favoritos da mãe e o preferido do Nanã (padrasto)! Porquê?
- É que há uma amiga minha que anda a lê-lo e eu li bocados e gostei imenso.
Céptica ainda (pois ele não é o que se poderia chamar de um leitor compulsivo), receei que esse interesse se devesse à primeira parte do livro, em que o protagonista e narrador, de quinze anos, começa a escrever um diário cheio de erros, obrigado pela madrinha. Depois havia a considerar as partes "picantes" e os tabus abordados abertamente no livro, que teriam constituído, concerteza, motivo de galhofa colectiva entre os colegas da escola. "Não", pensei, "ele não tem maturidade literária para entender as nuances desse livro delicioso, o humor, a sátira, a inteligência na forma como o autor nos vai mostrando as transformações por que passa o narrador, Solitão Fernandes, à medida que avançamos na leitura...". Não dei importância ao assunto, até que, semanas mais tarde, vim a saber que, afinal, havia esperança!
- Mãe, estou a ler o livro e a adorar! É muita giro! Gosto imenso da maneira como ele escreve e é um diário, como eu gosto, porque sou "buéda" cusco (risos, ou melhor, lol)!
- Ainda bem que estás a gostar, filhote, fico muito contente! Então e a parte da política, não te chateia...? - Perguntei ainda.
- Nããão! Eu não gosto é dos telejornais, que são uma seca! No livro ele faz com que a política tenha piada, como o Ricardo Araújo Pereira!
Palavras para quê? Obrigada João Aguiar, por pôr o meu filho a ler literatura fora dos ciclos didácticos dos programas escolares; por fazer com que ele pegue num livro - não por obrigação - mas por prazer.
Este é um livro real, cheio de ensinamentos sobre as realidades da vida e em cujas páginas encontramos humor, ingenuidade, inteligência, ternura, sátira. Um livro adequado a várias gerações e que muita gente desconhece. Leiam. Vale a pena.
(Fotografia: "Navegador Solitário", by Nanã Sousa Dias)
Link para foto "Navegador Solitário":

2 comentários:

  1. Boa Noite!! Gostava muito de ler este livro, não o encontro à venda, poderá ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, aparentemente, o livro está esgotado, inclusive online, como na Wook; No site da Fnac parece disponível, mas nada como encomendar, a ver o que dizem.
      http://www.fnac.pt/NAVEGADOR-SOLITARIO-6ED-Joao-Aguiar/a66684
      Outra sugestão: se costuma recorrer a bibliotecas e o que pretende é ler (e não necessariamnete comprar), decerto o encontrará na biblioteca principal da zona onde mora. Boa sorte! O livro é das edições ASA e já era tempo, realmente, de as obras de João Aguiar serem reeditadas.Com amizade e votos de boas leituras,

      Vera de Vilhena

      Eliminar