quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dia Mundial da Voz

À falta de uma boa tradução do poema "Grita", do "Crepusculário" de Neruda, deixo-vos igualmente bem acompanhados com Vinicius de Moraes.
Cuidem da Voz e das palavras. Cuidem-se!

AUSÊNCIA
(VINICIUS DE MORAES)

Eu deixarei que morra em mim
o desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar
senão a mágoa de me veres eternamente exausto.
No entanto a tua presença é qualquer coisa
como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto
e em minha voz a tua voz.
Não te quero ter porque em meu ser
tudo estaria terminado.
Quero só que surjas em mim
como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar uma gota de orvalho
nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne como nódoa do passado.
Eu deixarei... tu irás e encostarás
a tua face em outra face.
Teus dedos enlaçarão outros dedos
e tu desabrocharás para a madrugada.
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu,
porque eu fui o grande íntimo da noite.
Porque eu encostei minha face na face da noite
e ouvi a tua fala amorosa.
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa
suspensos no espaço.
E eu trouxe até mim a misteriosa essência
do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só como os veleiros nos pontos silenciosos.
Mas eu te possuirei como ninguém porque poderei partir.
E todas as lamentações do mar, do vento,
do céu, das aves, das estrelas.
Serão a tua voz presente, a tua voz ausente,
a tua voz serenizada.

2 comentários:

  1. Cuidar da voz...eis algo que esquecemos com frequência, quando berramos sem razão...com choques constantes...com stress que nem sempre conseguimos evitar:(
    É bom recordar este dia...a voz é o nosso instrumento de trabalho, enquanto profissionais da Educação.
    Obrigada por no-lo recordar com tão belo poema.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que este poema a sensibilizou, Isabel. Como sou cantora há quase 20 anos, sei bem os maus tratos que a voz pode sofrer e o desprezo a que é votada pela maioria das pessoas. É preciso cuidar da voz, do corpo, da alma. Já agora, devia existir o Dia Mundial da Alma. Por curiosidade: como chegou ao meu blog? Os nossos caminhos já se cruzaram? Não sei se a conheço! Com amizade, Vera de Vilhena

    ResponderEliminar