quarta-feira, 22 de abril de 2009

Crónica III: Uma Padeira de Aljubarrota

Entrei no pequeno centro comercial da Ericeira, para comprar um ramo de flores. Deparei-me com a dona, uma mulher jovem, baixinha e rija, que transpirava energia. Cumprimentei-a com ar interrogativo, cheirando algo que acabara de acontecer por ali, mas que eu não testemunhara. Relatou-me a aventura, com ar zangado ainda. Não estava com medo, apenas agitada e bem disposta:
Ao passar por ela um fulano a correr, com ar suspeito, pensou: “ai vais a correr?... Então, é porque fizeste alguma…!”
Prega-lhe uma rasteira, e segura-o até os nove (sim, nove) elementos da GNR chegarem. Fiquei a saber que era ex-mulher de um GNR e actual mulher de um militar, formada em artes marciais e sem mãos a medir com a malandragem:
“O GNR, quando o agarrou, disse-me: ai Sónia, só tu...”
Contou-me tudo isto, enquanto fazia um bouquet com os jarros que eu escolhera, enfeitando-o com tudo o que tinha na loja.
“Eu disse-lhe! Ai estás a olhar para a minha cara? Eu também já fixei a tua! O meu marido já está tão habituado, que quando chegou, perguntou-me:” O que é que se passou?” - e eu respondi: “nada, nada!” – foi o meu pai, que estava aí, que lhe contou! – ele nem ligou, para ele é só mais uma! Ai comigo, não têm sorte nenhuma, eles que me venham aqui à loja, que vão ver!"
Soube então que quando o segurança vira o brasileiro a fugir com um saco, ligara para a polícia, e tinha ficado quieto, a ver. Não, brincas, eu é que não sou parvo. Quando a Super-Sónia agarrou o homem e ali ficou, a segurá-lo, as pessoas pararam a olhar para os dois, com um ar muito sério, como se aquela visão improvável fizesse parte de alguma encenação. Só que não havia equipa de filmagens, era só mais um dia na vida normal da Sónia.
Interrompi-a a tempo de evitar que me pulverizasse os jarros com purpurinas e saí dali com o meu bouquet, convencida de me ter cruzado com uma reencarnação da Padeira de Aljubarrota. Os patifes que se cuidem!

Imagem retirada de:

Sem comentários:

Enviar um comentário