quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A consciência à perna

O sol, esse cúmplice da minha preguiça, não teve raios a medir. Eu a insistir com ele, que não podia ser, que tinha a consciência à perna, a mandar-me para o computador trabalhar na edição do livro, e ele a insistir, sedutor, implacável. Venceu-me. Fechei a consciência num quarto escuro e fugi na sua direcção. O nosso amigo Zé esperava-nos, cúmplice do sol, ele também, de sardinhas de um lado e uma dourada do outro (para mim). Dourei-me por fora e por dentro, depois de um pouco de salmão fumado e espumante. Passámos ao vinho branco ("Uvas Douradas", um verdadeiro complot) e concluímos o repasto com uma fatia de gelado e outra de hapfelstrudel e café. Pedi licença ao corpo para o mergulhar lentamente na água azul-turquesa, a 26 graus, e ele consentiu.
Chega, oiço a consciência prestes a arrombar a porta.
São horas de libertá-la e de fechar a preguiça à chave, agora tu, para aprenderes. Mãos à obra, de espada na mão, de regresso à missão de tartaruga ninja: cortar os cerca de 100.000 caracteres que ainda faltam para cumprir o objectivo. É importante termos objectivos e, já agora, cumpri-los.

3 comentários:

  1. Olha que me fazes sentir pecador, tendo-te retido, desviado - mesmo que por umas horitas saborosas - dos teus afazeres (compromissos) profissionais.
    Atenua-se-me o sentimento de culpa, pensando que terás recuperado forças em quantidade suficiente para poderes cumprir os teus objectivos, noite adentro. Se assim foi, e embora se diga que "peixe não puxa carroças" estás convidada para uma nova dourada!(com direito a mergulho na piscina)
    Para não haver descriminação, a ementa será dourada para todos, isto caso o Nanã não tenha nada contra a dourada!
    Antes de acabar, queria reiterar o imenso prazer que foi ter-vos aqui de novo, agradecendo a vossa companhia sempre amiga e afável.
    Vocês já são família!
    Beijos e abraços,

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Zé, a pecadora sou eu. De facto, como dizes, fui pela noite dentro, a adiantar alguns capítulos. Hoje é dia de trabalhar (vou começar agora...). À tarde vamos à praia, está decidido. Vou dourar-me mais um pouco, sim, mas por fora! :-)
    Muito obrigada pelo convite, mas estes planos já solidificaram, nada a fazer.
    Um grande abraço, querido e bom anfitrião!
    Vera

    ResponderEliminar
  3. Me matem os dois de inveja, aqui estamos em agosto, chamamos o mês do vento forte, como no nordeste inverno ainda parece verão, nada a reclamar, só da inveja de não poder comer sardinhas e dourada que não conheço.
    Beijos aos amigos virtuais que sabem que viver é sempre importante, com qualidade e bons amigos.
    Beijos
    Vou colar este recado nos dois blogs.
    Renata Vasconcellos

    ResponderEliminar