domingo, 13 de junho de 2010

Desenhar, eu?

Tenho uma aluna maravilhosa, de idade já respeitável, que se ofereceu para me ensinar a desenhar, em troca do que tenho partilhado no curso de escrita, que está a decorrer na Ericeira . E que bem que ela desenha: de forma tão simples, uma ternura. Que belos são os seus olhos, que vêem assim. Não seria estupendo aprender essa arte e conseguir, um dia, ilustrar os meus próprios contos, ilustrar, até, a minha vida, como sempre fiz com as palavras? Será que eu consigo? Será que é verdade que todos podem fazê-lo, se aprenderem? Será que eu aprendo...? Será que me atrevo a aceitar o desafio e uma oferta tão generosa? Só a ideia já me reconforta. Uma luz inquieta, um sonho a rodopiar à volta do meu coração, como um diabrete atrevido. Obrigada, Ana, só por isso. Para já.
Ilustração: "da minha janela com andorinhas do mar", ANA CAMPOGRANDE, blog da autora aqui

5 comentários:

  1. Olá querida Vera,

    Venho aqui com três intenções.

    Primeira: Felicitar-te pela alteração pictórica do inicio do teu blogue. Esse olhar sonhador (nostálgico?) é bem teu.

    Segunda: citando o que inseriste na tua postagem anterior direi simplesmente:
    "Tudo passa. E o que fica é o que vale a pena."

    Terceira: Estar de acordo com o teu deslumbramento pela simplicidade de traço da tua aluna. Admiro esse estilo de representação artística,embora,como sabes,me dedique a outra modalidade de expressão.

    uma beijoca grande

    ResponderEliminar
  2. Algo que sempre me encanta...olhar o mistério da transformação de uma superfície branca pelas cores e pelos traços da imaginação!!!!

    Lindo. Lindo.

    ResponderEliminar
  3. Olá querido amigo,
    muito obrigada pelo mimo à nova imagem do blog (mérito do fotógrao).
    Quanto à segunda, a citação, é algo que sinto como grande verdade e me serve de consolo nas horas difíceis. Uma espécie de religião, de fé.
    Por último: se quiseres, espreita os desenhos da Ana, no blog que indico no fim. Escolhi esta ilustração, da Ericeira, mas é muito curioso ver como ela vai ilustrando os dias, no caderno. Quem me dera...

    ResponderEliminar
  4. Mas que aluna tão motivada, eu quero é começar já! Prometo que vai ser divertido, só não garanto preparar as aulas tão bem como a Vera,porque me sabe bem preguiçar, agora que estou reformada, mas se puxar por mim!... No final da aula não dá muito para conversar; vá pensando nisso, para não perder o balanço! Aprende-se a desenhar, desenhando,desenhando sempre, tal como na escrita! Vamos ver? Se quiser podemos começar na manhã de sábado, 26, no átrio da Biblioteca?
    Quanto às suas palavras espero poder corresponder à simpatia e merecer a expectactiva e confiança!Bj.
    Ana Salta

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver que está mesmo determinada a ensinar-me! Será engraçado sermos alunas uma da outra, não é, Ana? É que nunca me atrevi sequer a pensar em partir para o acto, limitava-me a suspirar. Sei que, no fundo, é o medo de falhar que nos vai fazendo adiar a decisão, indefinidamente. Se calhar, é desta que vou ter coragem...Dia 26, sábado de manhã? Acho que estou livre! Está feita comigo, Ana, vai ver o que é a verdadeira falta de jeito...uma vergonha...
    Acha que preparo bem as aulas? Que bom. A sensação que tenho, é que estou a tentar dar, em 12 horas, tudo o que aprendi em 8 anos de escrita de ficção. E a tentativa está a revelar-se muito interessante! :-)
    Beijinhos,
    Vera

    ResponderEliminar