terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Júlio Isidro

Hoje foi uma tarde em cheio. Desloquei-me aos estúdios da RTP para gravar uma conversa com o Júlio Isidro, cuja amizade está prestes a completar 25 anos, imaginem! A 1ª parte foi preenchida com o realizador José Fonseca e Costa e depois foi a minha vez de me sentar ao lado do Júlio, a relembrar tempos inesquecíveis.
O Júlio lançou-me no mercado da música, no dia em que me convidou para integrar a banda de cantores residentes do Regresso ao Passado, num tempo em que eu mais não era do que uma cantora amadora, a trabalhar como assistente de redacção numa revista e depois como estudante universitária de Turismo. Sim, repito, foi por causa do Júlio que me tornei cantora profissional, desde o fim de 1989, e que fui cantando, como cigarra, em todos estes anos.
O programa "INESQUECÍVEL" (RTP Memória) irá para o ar no dia 2 de Fevereiro.
Comigo levei alguns objectos relevantes nestas bodas de prata e muito ficou por dizer, como, aliás, é próprio das lides televisivas: os minutos contados, as conversas estonteantes e o tempo, que acaba inevitavelmente por  voar. O meu velho amigo Júlio organizou uma selecção de imagens que contemplou vários programas e ainda houve tempo para referir pessoas que me são queridas e promover boa parte do meu trabalho, sobretudo a saída do romance de fantasia "A Ilha de Melquisedech", que o Júlio já imagina em versão cinematográfica "lá fora!" (pois claro...gnomos? faunos? ciclopes, Magia? Batalhas? Cenas passadas em vários pontos do planeta? Efeitos especiais? cenários paradisíacos? Já chega a utopia que o próprio livro contém). É preciso tempo, sim, e o tempo não me intimida. Nunca intimidou. Brinco com ele.
Aqui fica a minha gratidão para com um profissional da televisão que tem um lugar incontestável como autor, apresentador e entrevistador na televisão e não só. E foi um prazer privar como Fonseca e Costa e muito divertido partilhar com ele o entusiasmo pelo seu novo carro, um Toyota IQ, dentro do qual se despediu de mim junto à portaria da RTP, com um aceno e uma gargalhada cúmplice.
Dali, ainda bem penteada e maquilhada, sob a tarde de chuva ininterrupta, segui para a minha editora, a fim de assinar (aliás escrever dedicatória em) duas dezenas de exemplares para figuras importantes na rádio, televisão e imprensa.
Tudo teria sido bem mais complicado se não tivesse contado com o apoio logístico do meu marido, a quem roubei o dia. Espero que ele me perdoe e espero, sobretudo, que tenha sido por uma boa causa.
É muito bom contarmos com o apoio dos outros. Que seria de nós sem Os Outros?

5 comentários:

  1. Acredito que não roubaste o dia ao teu marido, deste-lhe mais um dia de partilha...
    E sim, sem os outros nao seriamos nada

    ResponderEliminar
  2. Parabéns. Recordar é viver. Os outros, sendo "os bons" fazem muita falta quando se dedicam. Essa Trilogia ainda vai dar que falar. Ai vai, vai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carlos. Espero que sim! rsrsrs... bem ou mal...falem!

      Eliminar
  3. Vera,vem muito a propósito o Thoreaux e a Beatrix Potter e a sua conversa parea me animar da neura que me dá o inverno apesar da lareira ao fim do dia. Tenho uma série de páginas com desenhos do Thoreaux e sobre o Thoreaux no antiquissimo número dum National Geographic Magazine, acompanhadas por um belo texto sobre ele. Quanto a Beatrix Potter, eu e o pai vimos noutro dia o tal filme e só não gostámos da Rennée Zelweger, muito mal escolhida para o papel, como aliás se nota pela fotografia da escritora que você pôs no blog.
    Foi bom você ter regressado um pouco ao passado e à conversa com Júlio Isidro. Espero pelo dia 2 com impaciência.
    Saudades, Espantada com a minha aparição no blog?.....-

    ResponderEliminar
  4. Olhem a minha Mãe! :-) Sim, muito espantada..e encantada! seja bem-vinda, sempre! Foi uma boa surpresa. Um dia tem de me mostrar esse artigo no N.Geo, o Walden é um dos meus livros de cabeceira e uma das razões que me fazem entender por que razão escolhi vir viver para aqui (sendo toda uma outra escala de isolamento, evidentemente). Eu adorei o filme, com a Renée Z. e tudo, mas acredito que a mãe tenha razão: talvez o filme ganhasse se o casting tivesse sido outro.
    Quanto à emissão do programa do Júlio, soube hoje mesmo que costuma passar na 6ª feira à noite (pelas 22.00) e que repete no domingo à tarde, já sabe :-)
    um grande beijinho e volte sempre! (há muita gente que se atrapalha com a logística que implica deixar um comentário aqui, apesar de ser fiel ao blogue, mas a mãe conseguiu, com a assinatura "Vera Mãe" e tudo! Ehehehe)

    ResponderEliminar