sexta-feira, 3 de abril de 2009

Crónica: As Palavras são Trampolins II


Chegaram enrolados no turbilhão próprio da sua juventude, enchendo o espaço de ruído e movimento. Assente a poeira, pude ver que traziam nos olhos a vontade de ali estar. Lembrei que não se encontravam naquele auditório para ser avaliados, mas apenas para se divertirem um pouco e aprenderem a brincar com as palavras, que não eram “bichos papões”.
No jogo “Vamos Desabafar”, encheram as folhas de papel com frases como “estou farto da escola” e “não gosto da professora”, para não desperdiçarem a liberdade daqueles míseros 90min, em que, tal como no Carnaval, ninguém os levaria a mal: Os mais irreverentes:
”Eu não gosto de ceder//É fixe brincar/É bom quando é verão/Quem me dera estar em férias/Eu gosto de gozar”;
“Estou farto da escola/É fixe brincar/Não é justo estudar/ É bom quando não há aulas//Eu detesto T.P.C./Quem me dera ter dinheiro/Eu não gosto de andar/Eu gosto de gostar”;
Os mais inspirados:
”Estou farto do meu gato/Porque está sempre a comer/Tudo o que está no meu prato/Eu eu assim posso morrer”;
“Da roseira nasce a rosa/Da lua nasce o luar/E eu nasci para estudar”;
“Gosto de nadar no chocolate/Colher conchas de baunilha”;
“Estou farto de ver o Pinheiro/Não é justo, o pai dele é carteiro//Eu detesto comer dobrada/É uma grande trapalhada//Eu não gosto de macarrão/Porque tenho um cão”
Os mais intimistas, sinceros, inspirados:
“Quem me dera ser rica/É fixe ter um pai maravilhoso/É bom quando está a família reunida/Eu gosto muito da minha família//Estou farta de sopa/Gosto da minha roupa/Eu detesto estar chateada/Eu gosto de ter um papagaio com poupa”
“É fixe E.V.T./É bom quando faço tudo na perfeição/Quem me dera ser pintor/Eu gosto dessa profissão”
Os mais inclassificáveis:
“Não é justo copiarem pelos outros/Eu detesto que me batam no braço quando me dói/Eu não gosto de peixe//O sol é bué fixe quando está calor/É bom quando está calor/Quem me dera ter asas/Eu gosto de carne”.
Os egos eram diversos, havia-os de todos os tamanhos: quando chegou a hora de assinarem as folhas com os seus textos, surgiram letras minúsculas vindas dos que, durante os jogos, haviam implorado “não me chame a mim!”, contrastando com assinaturas em tamanho garrafal e cabeças erguidas, com o orgulho de quem está seguro de si e assina, além do nome, “sou o maior”.

Houve música, para descontrair. Escutaram 3 canções do CD "Vera e os seus Amigos", cantaram, marcaram o ritmo, enquanto eu tentava que prestassem atenção aos versos e ao uso que podemos dar às palavras. Fascinou-os o facto de ser eu a autora das letras e a voz de uma delas. "És cantora, a sério??", como se fosse uma profissão impossível, irreal, algo que só acontece muito longe do seu mundo.
No jogo “Palavras Trocadas”, em que eram dadas quadras em rima para trabalhar, houve quem atirasse as regras do jogo pela janela e começasse a escrever o que bem lhe apeteceu: “Da árvore nasce a folha/ A folha onde eu desenho/Desenho imensas coisas/Escrevo muitas palavras/Eu já sou um poeta de karaoke/E um grande cantor de rock!”. Trouxe para casa textos como este: “Jogo à bola com amigos/ Se então como um brinco/Nado, deitado, grito e salto, /Ou brinco com um gelado”.
Guardo comigo folhas enfeitadas com estrelas, luas, rostos de meninas e flores e houve até quem escrevesse em letras gordas: “Muito obrigado!”. Quem agradece sou eu: a estes alunos, à professora Ilídia, ao Sr. Hélder (obrigada pelo apoio técnico!), à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, pela oportunidade desta experiência.
No fim, houve fotografia de grupo e troca de contactos. Joana, Fernando, Virgínia, Honório, Ofélia, Rodrigo, Catarina, Gonçalo, Raquel, Nuno, Ana Bárbara, João, Rodrigo, enfim, todos vocês… têm o meu carinho, por serem assim, tão vivos, tão imperfeitos, revelando a vossa fatia de poetas e artistas.

1 comentário:

  1. Olá vera, eu sou a Joana, filha do Zé, José, adoro as tuas mensagens, és muito boa!

    Anexo: O meu blog dos "Desenhos" foi removido porque as imagens estavam estranhas, não apareciam, e ... nada, mas foi assim, eu fiz tudo que estava ao meu alcance, mas não consegui na mesma...

    Adoro-te!

    Um beijo Joana :D

    ResponderEliminar