sábado, 31 de março de 2012

CHANEL

Isto sim, é ARTE! Com elegância, requinte, bom gosto e uma imaginação extremas. A começar por elas (as peças da colecção, os adereços e jóias, os penteados, a maquilhagem), até à própria sala, que parece saída de uma história das Mil e Uma Noites ou de uma corte Barroca, onde é impossível captar todos os pormenores. O estilo Chanel está presente, mas também a Índia tradicional e colonial. Confesso que não sou grande fã de desfiles, mas este seduziu-me por completo. 
Se quiserem ver outros pequenos videos relacionados com esta colecção, espreitem, no site da Casa Chanel: CHANEL NEWS
DÉTAILS DE LA COLLECTION - LE FILM, PARIS-BOMBAY EXPRESS (filmado do comboinho que passa ao longo das mesas, como irão reparar) e o video MAISON LESAGE / MAISON LESRUES (na pág.3), para verem o trabalho extraordinário dos pormenores de tudo o que são pedrarias e jóias, é IMPRESSIONANTE!


Obrigada, Filipa! Dedico este video ao Nanã. Ah!, e vejam em full screen, já agora...

sexta-feira, 30 de março de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

Egoísta



A Egoísta ganhou o prémio Ouro para Criatividade e Inovação na Comunicação em Papel com a edição dedicada ao tema VIAGEM e, para terminar em beleza, ganhou um dos 4 Grandes Prémios da Noite!
Parabéns à Patrícia Reis e a toda a equipa do Atelier 004, que nos 11 anos de uma revista de curtas ficções e portfolios de artistas, anda a ganhar prémios internacionais e agora (finalmente!) nacionais, reinventando-se a cada edição. Um "must" :))) — em Meios e Publicidade, Lisboa, Portugal.

(adaptado de homenagem de Elvis Veiguinha)

PATRÍCIA REIS (a editora)
"Quer com isto dizer que começámos por receber prémios no estrangeiro e fomos esquecidos durante muito tempo no nosso país à beira mar plantado. Digamos que começamos lá fora para chegar cá dentro, para usar uma expressão de um publicitário. Seja como for, o mérito é da equipa, dos colaboradores e da Estoril Sol que, ao longo destes anos, tem apoiado um projecto de índole puramente cultural de promoção da língua e dos artistas portugueses. Há 11 anos era doida por querer fazer uma revista temática de curtas ficções. Hoje a revista do Expresso é temática e curtas ficções estão em todo o lado. Ainda bem. Muitos dos autores que são hoje reconhecidos como autores com talento/potencial começaram por escrever ficção nas páginas da Egoísta. Nada me orgulha mais do que isso. Muitos artistas plásticos, ilustradores e fotógrafos também começaram aqui ou viram o seu trabalho tratado de uma forma digna. Melhor? Só na próxima edição."

quarta-feira, 28 de março de 2012

Estão a ver?

Hoje, enquanto via o filme "Sleepless in Seattle" , dei com o colega de trabalho do Tom Hanks, que é arquiteto em Chicago, e a cara dele pareceu-me familiar. Vim aqui fazer alguma pesquisa e fiz umas descobertas engraçadas.
Estão a ver a série "Uma Família às Direitas"/"All in the Family", com o Archie Bunker e a Edith, e, em especial, o genro, estudante universitário?
Agora estão a ver o realizador Rob Reiner, que fez filmes como "When Harry Met Sally" (Meg Ryan, Billy Crystal), "Uma Questão de Honra" (Tom Cruise, J. Nicholson, Demi Moore), "Misery" (Kathy Bates, papel magnífico e assustador) e "The Bucket List" (J. Nicholson, Morgan Freeman)?
É O MESMO HOMEM! Ou seja, o Michael "Meathead" Stivic, o polaco, genro do Archie Bunker, é o ROB REINER!
E AINDA...!
Estão a ver a cena famosa do orgasmo simulado da Meg Ryan, numa cafetaria, em "Um Amor Inevitável"/"When Harry Met Sally"? Lembram-se da velha que no fim diz:

- I'll have what's she's having....!

Se não estão, aqui têm, não seja por isso, que é sempre bom de rever :)

É a MÃE do realizador, a ESTELLE REINER!



E ainda...!

Estão ver o filme
 ?

Foi realizado por este senhor


Cuja cara há muito conhecemos como actor e que é, nada mais nada menos do que CARL REINER, é isso, adivinharam! PAI DE ROB REINER...o "Meathead!"

Afinal, não é só Portugal que é um quintalinho...

terça-feira, 27 de março de 2012

Falência

- Ânimo, mulher! Vais conseguir! O mundo pertence-te! - exclamou a amiga, com as melhores intenções de que o Inferno está cheio.
E ela sorriu com tristeza, pensando naquilo de o mundo lhe pertencer: como, se ela nem pertencia ao mundo? Seria uma espécie de extraterrestre fracassado, de outras galáxias, pairando, sem voar nem pousar, batendo com os nós dos dedos à porta do universo errado? A sua relação com o mundo era um castigo sem culpa, um divórcio sem casamento, uma morte sem nascimento, um deixar de ser antes de ser, enfim, todo o paradoxo de uma consequência sem causas. Estava cansada de tentar impingir-se, de puxar pela manga dos que tinham a faca e o queijo na mão. Para ela, nem a casca, só a fome.

360º

Ontem descobri um site muito interessante, para quem, como eu, nem sempre pode andar a passear, mas aprecia o património do país. Numa espécie de viagem virtual por paisagens interiores e exteriores, temos a possibilidade de, sem sairmos da cadeira, espreitar, por exemplo, várias salas do Palácio de Queluz, a Quinta do Monte (Turismo de Habitação), o Mosteiro da Batalha ou a Serra do Gerês. Com o rato e fazendo scroll, podemos percorrer de norte a sul alguns dos mais belos lugares de Portugal, para admirar jardins, frescos, esculturas, talha dourada, mobiliário, praias e fachadas seculares. Aqui deixo o site, para quem quiser:
PORTUGAL EM 360º
Imagem: quarto da raínha, palácio de Queluz

segunda-feira, 26 de março de 2012

No tempo das papoilas

 
Ontem que os relógios avançaram no tempo, eu recuei. 
Esta menina na imagem podia ser eu, em versão morena, na infância e princípio da adolescência. O solo que nos anos 70 era assim, forrado de papoilas e outras ervas silvestres, por entre as quais os gafanhotos saltavam, há muito que se cobriu de alcatrão...mas esses sábados, domingos e férias de verão ninguém me rouba! Esse tempo em que me deixava adormecer pelo ópio das flores e das páginas de tantos livros, que lia inocentemente, alheada do resto do mundo. 
Os miúdos de hoje (odeio a palavra "jovens") parecem-me mais acordados, apesar de tudo o que dizem por aí: que eles se alienam atrás de gadgets como telemóveis, Ipods e Iphones; lols, bjs, smiles, beijokas e :)'s, que tantas vezes reduzem emoções a dois ou três símbolos. Contra mim falo, que sou a primeira a suspirar pelo tempo em que subíamos às árvores e construíamos brinquedos com as nossas mãos. Mas esses tempos já lá vão, certo? Estão mudados e os de hoje não são nossos, mas deles. Assim, com infinitos canais de TV, wikipedias, google, twitter, facebook e uma infinidade de ecrãs com os quais eles decifram o mundo (tão distinto do nosso), de polegares e indicadores num frenesim: teclando, escrevendo, comunicando.
Hoje encontrei um blog que me transportou para a pessoa que eu era mais tarde, com 15, 17 anos. O blog da Bia. Nele encontrei as mesmas interrogações, a mesma indignação. A inocência, o tom confessional, um pé no futuro. 
Os blogs são os diários dos tempos modernos. Sem cadeados, sem o risco de serem lidos por irmãos mais velhos, zombeteiros. Os segredos não estão na moda. A noção de intimidade, de privacidade, transformou-se. Estamos sedentos de partilhar tudo com todos. De comunicar. A Bia manda recados, chora connosco a morte de um avô querido "quase pai", partilha as intenções que tem de enveredar pela política, deixa, na margem direita, um email especificamente criado para comentários, críticas ou sugestões. E eu leio aquelas linhas e sorrio com ternura e orgulho, por uma amiguinha de coração ainda tão novo, que me comove, e ao mesmo tempo tão mais crescida do que eu era, com a mesma idade.
Mas há muitos blogs. Bons blogs, de boas pessoas assim, tão novas, que partilham emoções e pensamentos como um diário aberto e um olhar juvenil e, por vezes, irreverente e bem-humorado. Aqui estão três bons exemplos:

http://beatriz-ventura.blogspot.pt/ 


http://tabernadosbitaites.blogspot.pt/ 


http://be-logue.blogspot.pt/ 


Obrigada, Bia e Inês!

domingo, 25 de março de 2012

ANTONIO TABUCCHI

Hoje a literatura empobreceu: perdemos ANTONIO TABUCCHI, conhecido como o mais português dos escritores italianos. Morreu em Lisboa, de cancro, aos 68 anos de idade.

Dia 2 de Abril haverá uma homenagem ao autor, na Casa Fernando Pessoa, com uma maratona de leitura do livro "Requiem", a partir das 10.30. Foi precisamente o poeta Fernando Pessoa, em cuja obra Tabucchi se especializou, que o fez apaixonar-se pela cultura portuguesa.
A editora D. Quixote revelou hoje que será lançado em Abril uma obra inédita do escritor.
Em declarações à TSF, Maria da Piedade Ferreira explicou que esta edição faz parte de um conjunto de onze livros entre inéditos e reedições que vão ser lançados nos próximos três anos, alguns dos quais em edição de bolso.
Esta responsável da D. Quixote explicou que estes lançamentos já tinham sido «combinados» entre o escritor e o autor, porque a obra de Tabucchi «estava um bocadinho fora do mercado nos últimos anos».
Além de confirmar o lançamento da obra «O Tempo Envelhece Depressa», um «conjunto de nove histórias», Maria da Piedade Ferreira assegurou ainda que «Afirma Pereira» vai ser alvo de um relançamento em Maio numa edição de bolso.
Para o outono, está prevista a edição da obra «Está a fazer-se cada vez mais tarde» também em edição de bolso. E novas obras inéditas serão lançadas em 2013 e 2014.
(adaptação de notícia na TSF, Rádio Notícias, Última Hora)

sábado, 24 de março de 2012

:-)


Katharine McPhee

Conheciam esta senhora? Corpo e rosto belíssimos, e ainda por cima canta lindamente. O jogo permanente de sedução entre os dois dá uma  graça especial à coisa e a música que anda pelo meio, tão batida por tantos, ganha frescura renovada. Muito bom! Enjoy.

sexta-feira, 23 de março de 2012

BOM FIM DE SEMANA :)


Fiquem-se com a divertida entrevista de Jô Soares, à conversa com o nosso Ricardo Araújo Pereira :)
(passou no Brasil dia 19 de Março)

terça-feira, 20 de março de 2012

BIG BAND JUNIOR


O meu filhote no Pequeno Auditório do CCB, 17 Março, com a Big Band Junior, dirigida por CLAUS NYMARK. Todos estão de parabéns por mais um belíssimo concerto! Sou suspeita, sim, eu sei :)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Desassossego

Quando ele se anunciava de novo na vida dela, tomava conta daqueles recantos da mente que acompanham os gestos do dia a dia: e assim, enquanto ela arrumava os talheres e os pratos, fazia as camas ou guardava a roupa nas gavetas, ele invadia tudo, com a arrogância de uma lua cheia, alterando a cor das coisas, tornando incertas as certezas, ocupando um espaço inventado no redemoinho das noites que, na sua antiguidade, aprendera a dar-lhe alguma paz.
Imagem: "Noite estrelada", VAN GOGH, 1889.

quinta-feira, 15 de março de 2012

CHUVA

Finalmente, a chuva chegou! Não acontecia este fenómeno - tanto tempo sem chover - há 80 anos. Aqui, na minha casa, peguei na máquina fotográfica e registei a queda da tão desejada água: brindei com um copo de vinho, pensando na sede da terra. Bem vinda, querida chuva!
Add caption





FESTIVAL LITERÁRIO DA MADEIRA

A partir de amanhã, dia 15, até dia 18, Domingo, irá decorrer o 2ª Festival Literário da Madeira, com a presença de muitas personalidades do panorama literário actual, tais como Inês Pedrosa, Francisco José Viegas, Fernando Pinto do Amaral, Patrícia Reis, Valter Hugo Mãe, Pedro Vieira, entre outros. Para mais informações, sigam o site do festival, AQUI

terça-feira, 13 de março de 2012

Encomendas

Gosto tanto-mas-tanto de receber encomendas pelo correio! Faz-me sentir que, apesar de ter escolhido viver nesta espécie de fim do mundo...ainda faço parte do mundo.

segunda-feira, 12 de março de 2012

CONFESSO



Em mim
Se acreditar em mim, sonho
Se sonho, levito
Se pouso os meus pés, luto
Mas não venço.
De luto, perco a fé em mim
A arquitectura dos meus projectos.

Sem alicerces que me segurem
Vou flutuando, perdendo-me de mim
E de tanto perder, resguardo-me em quimeras
Acreditando, sem fé,
Sonhando, sem noite.
E tenha ou não no peito a confiança
Só a dança do sonho existe em mim.

(VERA DE VILHENA, inédito)

domingo, 11 de março de 2012

Neruda

"...tudo o que você quiser, sim senhor, mas são as palavras que cantam, que sobem e descem... Prosterno-me diante delas...Amo-as, abraço-as, persigo-as, mordo-as, derreto-as... Amo tanto as palavras... As inesperadas... As que glutonamente se amontoam, se espreitam, até que de súbito caem... Vocábulos amados... Brilham como pedras de cores, saltam como irisados peixes, são espuma, fio, metal, orvalho... Persigo algumas palavras... São tão belas que quero pô-las a todas no meu poema... Agarro-as em voo quando andam a adejar, e caço-as, limpo-as, descasco-as, preparo-me diante do prato, sinto-as cristalinas, vibrantes, ebúrneas, vegetais, oleosas como frutas, como algas, como ágatas, como azeitonas... E então revolvo-as, agito-as, bebo-as, trago-as, trituro-as, alindo-as, liberto-as... Deixo-as como estalactites no meu poema, como pedacinhos de madeira polida, como carvão, como restos de naufrágio, presentes das ondas... Tudo está na palavra... Uma ideia inteira altera-se porque uma palavra mudou de lugar, ou porque outra se sentou como um reisinho dentro de uma frase que não a esperava, mas que lhe obedeceu... Elas têm sombra, transparência, peso, penas, pêlos, têm de tudo quanto se lhes foi agregando de tanto rolar pelo rio, de tanto transmigrar de pátria, de tanto serem raízes...(...)"
PABLO NERUDA, pseudónimo e segundo nome legal de Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, "A Palavra", in "Confesso Que Vivi")

sexta-feira, 9 de março de 2012

FOBIAS

No Jornal "I" de hoje vem um artigo muito curioso sobre fobias. Depois de lerem isto, vão pensar que estou a brincar, mas na verdade trata-se de uma "compilação exaustiva de medos reconhecidos pela psiquiatria" (sic).
São tantas as fobias, que irei citar apenas uns quantos exemplos que considero entre os mais bizarros. Alguns deles são, a meu ver, a explicação para muita coisa... acho que anda aí malta que não foi diagnosticada...

AGIROFOBIA - medo de ruas
AMBULOFOBIA - medo de andar
ANATIDAEFOBIA - medo de ser observado por patos
ANTOFOBIA - medo de flores
AUTOFOBIA - medo de si mesmo ou de ficar só
CAINOFOBIA/CAINOTOFOBIA - medo de novidades
CIPRIANOFOBIA (tem outros nomes parecidos) - medo de prostitutas
CHICLETOFOBIA - medo de pastilhas elásticas
COROFOBIA - medo de dançar
CRONOMENTROFOBIA - medo de relógios
DEXTROFOBIA/SINISTROFOBIA - medo de objectos do lado direito/esquerdo do corpo
ERGASIOFOBIA/ERGOFOBIA - medo de trabalhar/medo do trabalho
ESTUPOFOBIA - medo de pessoas estúpidas
ESTRUMINOFOBIA - medo de morrer a defecar
FENGOFOBIA - medo do dia ou do nascer do sol
HAMARTOFOBIA - medo de pecar
MAGEIROCOFOBIA - medo de cozinhar
MEGALOFOBIA - medo de coisas grandes
METROFOBIA - medo de poesia
NARIGOFOBIA - medo de narizes
OSTRACONOFOBI - medo de ostras
PAPOFOBIA - medo do Papa
SOMNIFOBIA - medo de dormir

E aqui estão três das melhores, para terminar com chave de ouro:

GENIOFOBIA - medo de manter a cabeça erguida
FRONEMOFOBIA - medo de pensar
AFOBIAS - medo da falta de fobias


quinta-feira, 8 de março de 2012

Jesse

Para alegrar este Dia Internacional da Mulher, aqui fica um filme singelo e bem-humorado. Um destes, minha senhoras, é que nos dava jeito em casa! :) Um grande bem-haja para todas e que cada dia seja dee celebração: da Mulher...e do Homem, já agora.

domingo, 4 de março de 2012

Público

Caros blogueiros, amanhã chega às bancas o novo jornal "PÚBLICO". Aproveitem e agarrem-no, mas será de distribuição gratuita. Para mais informações, CLIQUEM AQUI